A Agência Nacional de Compras Públicas anunciou que aderiram já este ano ao Sistema Nacional de Compras Públicas e aos novos Acordos Quadro negociados pela agência 170 novas entidades.

Entre os mais recentes aderentes estão nomes como a ANA - Aeroportos de Portugal, o Instituto de Seguros de Portugal e as Câmaras Municipais de Setúbal, Odivelas, Bragança, Matosinhos e Águeda.

Ao integrar os SNCP as entidades garantem a possibilidade de usufruir de bens e serviços com condições pré-negociadas pelo Estado, no âmbito dos acordos quadro.

São produtos ou serviços previamente alinhados e para os quais foram definidos preços máximos e níveis mínimos de serviço que os fornecedores asseguram cumprir durante o período de vigência do acordo quadro.

Recorde-se que a ANCP já celebrou 10 acordos quadro desde que entrou em funções. Alguns correspondem a novas categorias, outros a categorias que já existiam mas que foram renovadas.

Entre os novos acordos quadro estão o serviço móvel terrestre, cópia e impressão, equipamento informático, seguro automóvel, plataformas electrónicas de contratação ou licenciamento de software. Até final do ano está prevista a finalização de seis novos acordos. As comunicações fixas são uma das áreas visadas.