Depois de um processo de selecção, o Banco Comercial Português anunciou ontem que seleccionou a IBM para negociação de um contrato de outsourcing de parte dos seus sistemas de informação. O contrato final terá uma duração de 10 anos e um valor de 340 milhões de euros e deverá contribuir para a redução em 25% dos custos do grupo bancário com os sistemas de informação.



De acordo com o comunicado à imprensa, o contrato de outsourcing terá impacto já nos resultados do exercício fiscal a decorrer, segundo declarou Jorge Jardim Gonçalves, presidente do conselho de administração do BCP. O acordo final deverá estar concluído nos próximos meses.



Uma parte importante dos sistemas de informação do grupo bancário ficará incluída neste acordo, nomeadamente os Sistemas Centrais (Mainframe e AS400), o Centro de Informática, o Hosting de Sistemas UNIX e continuidade de operações associadas. No contrato de outsourcing não estarão incluídos os sistemas distribuídos (servidores aplicacionais, redes locais e postos de trabalho), a rede de telecomunicações e o desenvolvimento de aplicações.



Fontes próximas do processo confirmaram ao TeK que no âmbito deste acordo deverá ser criada uma empresa formada entre o BCP e a IBM que integrará os funcionários do grupo bancário que actualmente trabalham na área dos sistemas de informação que serão objecto de outsourcing. De igual forma deverá ser também contratada a transferência dos equipamentos para a IBM.

Notícias Relacionadas:

2002-12-28 - IDC analisa outsourcing em Portugal

2002-09-24 - Outsourcing ganha peso entre empresas