
A Microsoft anunciou uma parceria com o principal motor de busca chinês, através da qual assegura que parte das pesquisas em inglês realizadas no portal recorra ao seu Bing.
O Baidu lidera o mercado chinês de pesquisas com uma quota esmagadora de 75,8 por cento, num mercado composto por mais de 450 milhões de internautas. A líder mundial Google só assegura um quinto do mercado chinês de pesquisas e o Bing tem uma quota tão reduzida, que se inclui numa fatia de 2,2 por cento do mercado onde estão "outros motores de pesquisa", de acordo com dados da Analysys Internacional.
A Google, recorde-se, saiu no ano passado da China, passando a oferecer serviços de pesquisa para aquele mercado através de Hong Kong, numa reacção às imposições do governo local para censurar os resultados das pesquisas realizadas pelos internautas.
A Microsoft não deu detalhes relativamente às características do acordo firmado com a empresa chinesa, mas é de supor que as regras de filtragem dos resultados de pesquisa se mantenham uma imposição para prestar serviços no país.
A Baidu revelou entretanto que o seu motor de pesquisa responde diariamente a 10 milhões de pesquisas diárias em inglês. O número deve crescer, embora se estime que a grande expansão do uso da Internet na China viva nos próximos anos às custas de níveis de acesso crescentes à rede por parte das populações rurais, aquelas onde a penetração do serviço é menor actualmente.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários