A Intel nomeou Brian Krzanich como o próximo diretor executivo da empresa. Brian Krzanich ocupava até agora o lugar de diretor de operações da tecnológica, cargo que acumulava com o de vice-presidente executivo.

O ex-COO vai tomar lugar na liderança da empresa a 16 de maio, no mesmo dia em que Paul Otellini abandona oficialmente o cargo. Brian Krzanich, de 52 anos, está na Intel desde 1982 e desde então já desempenhou várias funções na empresa norte-americana. A imprensa internacional fala numa nomeação "unânime".

"A sua aproximação de mente aberta à resolução e receção de problemas relativos às necessidades dos clientes melhorou os produtos e a liderança tecnológica da empresa e criou milhares de milhões de dólares para a Intel", escreve a empresa de Santa Clara em comunicado.

Brian Krzanich sucede a Paul Otellini, o histórico membro da Intel que participou em 40 dos 45 anos que a empresa tem, numa altura em que o mercado dos PC está em crise e segmentos como os smartphones e tablets apresentam números que deixam antever dias ainda piores para os fabricantes e vendedores de computadores.

Paul Otellini tinha anunciado a sua retirada em novembro do ano passado e deixa um legado onde a aposta nos ultrabooks são a grande imagem da fabricante de microprocessadores já que no segmento mobile, onde a Intel se tem esforçado para se impor, é a Qualcomm quem liderado o mercado a par da Nvidia. O mercado da televisão através dos descodificadores multimédia também está na calha.

Na terça-feira, 2 de maio, a Intel também comunicou que Renée James vai assumir a presidência do Conselho de Administração da empresa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico