Segundo um estudo recente da Accenture o Canadá é, pelo terceiro ano consecutivo, o país com mais elevados níveis de maturidade em termos de eGovernment, registando as mais arrojadas e eficazes medidas nessa área.

Neste relatório a Accenture contemplou uma série de itens entre os quais a forma como este tipo de serviços se preocupa com as necessidades do cidadão, utilizando práticas de customer relationship management (CRM), assim como o nível de profissionalismo com que cada governo presta os seus serviços electrónicos.

Segundo esta empresa, os serviços de eGovernment do Canadá distinguem-se pela sua visão empresarial, pelos métodos com que procura medir o satisfação do cidadão, pelos serviços prestados e pela diversidade de canais que disponibiliza e eficiência com que os gere.

O Canadá é assim, o país que mais coloca os seus cidadãos e os negócios no centro das suas iniciativas de eGovernment, disponibilizando serviços para segmentos individualizados da população, e os seus governantes são aqueles que melhor compreendem este serviço como um processo evolutivo que faz parte de um esforço de transformação mais amplo.

No top-10 da Accenture dos países mais desenvolvidos nesta área podemos encontrar Singapura, Estados Unidos da América, Dinamarca, Austrália, Finlândia, Hong-Kong, Reino Unido, Alemanha e Irlanda.

Ainda no mesmo âmbito, a Accenture concluiu que o nível de satisfação do cliente/cidadão é o factor decisivo, a nível mundial, no desenvolvimento e adopção massiva deste tipo de serviços.

Notícias Relacionadas:

2003-02-06 - Serviços de eGovernment portugueses em linha com a Europa

2001-04-15 - eGovernment de boa saúde