A rede nacional de abastecimento para veículos eléctricos terá 1.350 pontos de carregamento até ao final do primeiro semestre deste ano. A garantia foi dada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, durante a conferência de abertura do World Future Energy Summit, que decorre em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

A meta de disponibilizar 1.350 pontos de carregamento para carros eléctricos corresponde ao final da fase-piloto da rede Mobi.E, inaugurada em finais de Junho do ano passado, com o lançamento do ponto de carregamento do Parque das Nações. Actualmente estão a ser instalados postos de abastecimento em duas dezenas de municípios.

A rede nacional de mobilidade eléctrica foi lançada a 29 de Junho de 2009, já com a previsão de abranger 1.300 pontos para carregamento de veículos, mas até ao final de 2011.

Na sua intervenção, José Sócrates lembrou ainda que em 2020 Portugal espera que 10 por cento dos automóveis sejam eléctricos, refere o Jornal de Negócios.

Sobre o mesmo tema, o Diário Económico lembra que este tipo de veículos continua a beneficiar do programa de incentivo ao abate de veículos em fim de vida, ao contrário dos "convencionais", mantendo-se apenas para a compra de carros 100 por cento eléctricos novos e equipados com baterias de autonomia total mínima de 120Km.

Apesar dos incentivos, prevê-se que a venda de carros eléctricos só avance quando existir mais informação sobre o desempenho e os custos efectivos dos veículos, desde os preços de compra dos carros aos dos carregamentos das baterias, assim como a vida útil das mesmas.