O elevado interesse da comunidade científica europeia pela área de Tecnologias da Sociedade da Informação (Information Society Technologies - IST), foi claramente mostrado pelos resultados obtidos durante a segunda chamada à apresentação de propostas para o 6º Programa Quadro de Ciência e Tecnologia, considera a Comissão Europeia (CE), que revela que no total foram analisadas 1.079 projectos, de entre os quais se escolheram 276.



Além de mostrar um elevado interesse dos pólos científicos europeus pela área de IST do Programa Quadro, a participação na segunda chamada foi igualmente saldada pela qualidade das propostas, consideradas no geral "muito boas".



A submissão electrónica foi muito popular, com mais de metade das propostas apresentadas a chegarem por este meio, o que levou a Comissão a considerar fazer da próxima chamada para o 6º Programa Quadro a primeira completamente digital.



O início da terceira chamada para a apresentação de propostas de Investigação e Desenvolvimento na área de Tecnologias da Sociedade da Informação está previsto para Maio de 2004.



Durante a primeira chamada, foram escolhidos 236 projectos, a que será destinado um financiamento de mil milhões de euros para desenvolver investigação e aplicar os seus resultados em áreas como novos serviços Internet e de comunicações móveis.



A área das Tecnologias da Sociedade da Informação é uma das sete prioridades do 6º Programa-quadro da Ciência e Tecnologia e absorve 32,1 por cento do orçamento total deste programa que se estende até 2006.



Notícias Relacionadas:

2003-09-29 - CE financia 236 projectos de Tecnologias da Sociedade da Informação no 6º Programa Quadro