A Comissão Europeia deverá apresentar até final de Outubro uma posição sobre o impacto para a concorrência da aquisição da DoubleClick pela Google. A direcção geral da concorrência tem estado a analisar o processo e contava-se que se pronunciasse até final do mês, garantiam fontes não oficiais.



Terminando com os rumores em torno da questão, o órgão executivo da União Europeia veio hoje definir como deadline o próximo dia 26 de Outubro para dar a conhecer o seu parecer sobre o negócio de 3,1 mil milhões de dólares, também em análise pelo regulador americano.



De sublinhar que o prazo apontado pela CE para uma decisão só se concretizará se não se verificar a necessidade de avançar com uma investigação aprofundada, uma fase do processo de análise que é iniciada sempre que numa primeira análise a CE entende não ter conseguido reunir todos os elementos necessários para tomar uma decisão.



Os negócios que avançam para fase aprofundada de investigação esperam em regra quatro ou mais meses até conhecerem a posição da CE sobre a operação em questão.



As preocupações em torno do negócio Google/DoubleClick têm sobretudo a ver com o volume de dados sobre os utilizadores a que a Google vai ter acesso cruzando a sua informação com a da DoubleClick, um gigante na área da publicidade online.



Notícias Relacionadas:

2007-09-06 - Investigação europeia ao negócio Google/DoubleClick passa pela consulta de clientes

2007-07-04 - Negócio Google/DoubleClick pode ameaçar privacidade dos europeus online