Caminhamos a passos largos para o verdadeiro lar digital ligado em rede, graças à integração de computadores e electrónica de consumo para a criação de um sistema de "entretenimento com estilo" na sala-de-estar, "melhor, mais apurado e mais rápido". As certezas pertencem aos organizadores da CeBIT, que citam previsões de mercado e também declarações de algumas das fabricantes desta área que marcarão presença durante a edição 2006 da feira, cujo início tem data marcada para 9 de Março próximo.



Entre os novos desenvolvimentos aguardados contam-se os serviços de TV interactiva através da Web para os utilizadores de banda larga e os ecrãs planos de imagem HDTV (high-definition television), ao que se acrescenta igualmente ao conceito triple play desenvolvido por operadores de telecomunicações, como a Deutsche Telekom, que integrará Internet, telefone e televisão.



Os eventos desportivos previstos para este ano, como o Mundial de Futebol, os Jogos Olímpicos de Inverno ou o campeonato de Formula 1 poderão contribuir para o crescimento do mercado da electrónica de consumo para o lar digital, considera a Panasonic. "Os sectores [da electrónica de consumo] que mais poderão beneficiar desta tendência são o dos televisores de ecrã plano, dos gravadores de DVD e da fotografia digital", refere Michael Langbehn, relações públicas da Panasonic.



A opinião é partilhada por Peter Koch, director de produto de linha castanha na LG Electronics Alemanha, que considera que a HDTV "com a sua qualidade de imagem de tirar a respiração" e o som surround digital são um "must" para qualquer fã de futebol. "Depois de experimentar a HDTV, nunca mais vai querer regressar ao formato PAL", garante.



A gfu, a associação alemã de electrónica de consumo e comunicações, estima que as vendas no mercado alemão de electrónica de consumo se tenham situado nos 21 mil milhões de dólares em 2005, aproximadamente sete por cento acima do que havia sido registado no ano antes. Para 2006, a associação aguarda uma subida de 10 por cento.



Notícias Relacionadas:

2006-01-04 - AMD confronta estratégia de PCs para entretenimento doméstico da Intel com Live!

2005-11-10 - CeBIT volta a contar com poucos expositores portugueses
2005-12-16 - Intel entra em 2006 dando primazia à área móvel e ao entretenimento