Todos os anos a CES marca o início oficial do calendário de feiras e conferências, e apesar de estar localizada em Las Vegas tem uma visão global das tendências e lançamentos na área da tecnologia, eletrónica de consumo e carros. Com data marcada entre 8 e 11 de janeiro de 2019, o impacto dos anúncios começa mais cedo, normalmente no fim de semana, e no SAPO TEK já temos alguns dos produtos que foram anunciados ainda ontem. Dia 6 e 7 são reservados aos media (há mais de 6.500 registados) e a exposição só abre a 8 de janeiro, mas há muito para fazer entretanto.

Muitos dos temas vão depois repetir-se em eventos na Europa, como o Mobile World Conference que decorre no final de fevereiro em Barcelona e a IFA que se realiza em setembro em Berlim, mas as principais marcas tentam balancear os anúncios entre as feiras que têm uma rivalidade declarada, que já foi mais clara mas que procura números para sustentar a posição de “maior e mais influente evento de tecnologia do mundo” que todos reclamam.

E os números são impressionantes. A CES 2019 conta com mais de 4.500 expositores, mais de 180 mil participantes e 250 sessões de conferências, com 1.100 oradores. A presença e impacto das startups está também a aumentar e este ano há mais de 1.200 a participar, provenientes de mais de 50 países, que estão localizadas no Eureka Park.

Infelizmente, Portugal nem consta da lista de países expositores, apesar de sabermos que há representantes portugueses entre visitantes e tecnológicas, nomeadamente a Veniam que está com a Bosch.

São estes números que fazem da CES um pesadelo de logística numa cidade de dimensão relativamente pequena e centrada no jogo e nos resorts de entretenimento. As conferências espalham-se entre vários Hotéis, mas a própria exposição está dividida entre três localizações, o Tech East no Las Vegas Convention Center que há muito deixou de ter espaço suficiente, o Tech West que é dedicado a saúde e smart cities e ocupa o Sands Expo e os hotéis The Venetian, The Palazzo, Wynn Las Vegas e Encore at Wynn; e o Tech South, mais focado no conteúdo, publicidade e marketing.

Na verdade são 11 localizações oficiais, com mais de 830 quilómetros quadrados de exposição, 24 categorias de produtos e 25 marketplaces.  No mapa até parece fácil

CES 2019

O trânsito e o tempo de deslocação entre as várias localizações é um pesadelo para quem quer acompanhar tudo e entre uma app com funcionalidades úteis, não faltam guias para “sobreviver” à CES, com conselhos para usar sapatos confortáveis, beber muita água, evitar o álcool e mesmo as mesas de jogo e slot machines que estão por todos os cantos e transformam os lobbies dos hotéis em verdadeiros casinos. Estes conselhos são de quem já esteve muitas vezes na CES mas são capazes de tirar um bocado da graça às coisas...

A segurança é também uma preocupação e há revistas planeadas para todas as malas e bagagens, uma proibição de malas com rodas no espaço de exposição que é levantada apenas para os jornalistas.

Tal como acontece em Berlim, Barcelona e até Lisboa com o WebSummit, os preços dos hotéis disparam nestes dias e passam facilmente de conseguir um quarto a um preço entre 20 e 50 dólares para os 500 dólares, preço de pico. Mesmo nos hotéis mais acessíveis.

CES 2019

Entre o frenesim da exposição, das conferências e anúncios, recebemos milhares de emails a tentar marcar reuniões e entrevistas, temos uma agenda bem preenchida e um jet leg para dominar depois de muitas horas de voo e escalas. Mas muito entusiasmo. Entre scans ao cérebro e testes a um carro voador, há muito a descobrir e experimentar em Las Vegas, onde a tecnologia mostra mais uma vez como está a transformar a nossa vida com coisas verdadeiramente úteis e outras nem por isso, mas interessantes na mesma.

O SAPO TEK está a explorar todos os espaços da CES 2019 e vai trazer as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, que pode acompanhar aqui.

carro voador startup The PAL-V Liberty

O SAPO TEK vai explorar todos os espaços da CES 2019 e trazer as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, que pode acompanhar aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.