O Facebook anunciou hoje que as suas ações vão chegar à bolsa por um preço por ação entre os 28 e os 35 dólares. À venda vão ser colocadas 337,4 milhões de ações, quase metade colocadas pelos atuais acionistas da empresa.



Segundo os cálculos da própria empresa, a operação deverá permitir um encaixe de 5,6 mil milhões de dólares, já contabilizando todos os custos com comissões e os valores que serão devolvidos aos acionistas.



No entanto a receita gerada com a venda de ações deverá ser bastante superior, ultrapassando os 10 mil milhões de dólares, admitindo que as ações serão vendidas a um preço médio, face ao intervalo apontado pela empresa. Se as ações forem todas vendidas ao preço máximo fixado o encaixe será de 11,8 mil milhões de dólares.



O Facebook é hoje a maior rede social do mundo, somando perto de 900 milhões de utilizadores. A entrada em bolsa da empresa, que acontecerá este mês em data ainda não conhecida (alguns rumores apontam para 18 de maio), é aguardada com expectativa e tem sido algo de diversos rumores.



Com a fixação de um intervalo de preços para as ações a empresa vem dar mais um passo na definição das condições da operação, que será a maior de sempre para uma empresa de Internet.



Os valores indicados para o preço das ações apontam para uma valorização entre os 60 e os 75 mil milhões de dólares.



Na próxima semana o Facebook inicia o roadshow para apresentar a empresa investidores, o último passo antes da dispersão de capital.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.