As relações já eram alegadamente "frias", mas a Cisco e a HP poderão agora terminar uma parceria de mais de 20 anos. Keith Goodwin, vice-presidente de canais de parceria da Cisco, admitiu num blog da empresa que a partir de dia 30 de Abril este acordo não será renovado.

Mais do que a tentativa de compra da 3Com pela HP, a gota de água poderá ter sido a intenção da Cisco de desenvolver a sua própria infra-estrutura unificada para centros de dados.

Considerando que o modelo de parcerias na Cisco tem vindo a evoluir, Keith Goodwin admite que nos últimos anos "a relação com a HP passou de uma parceria a duas empresas com visões diferentes sobre a forma de trazer valor aos clientes".

Apesar da mudança de dinâmica da indústria a HP manteve-se como Certified Channel Partner da Cisco, um estatuto através do qual tem acesso a informação relevante sobre desenvolvimento de produtos e iniciativas de parceiros, uma situação que na opinião do vice-presidente de parcerias da Cisco não faz sentido manter.

A notificação sobre a intenção de consumar o "divórcio" já terá sido entregue à HP, mas a gigante de hardware não quis ainda comentar esta decisão e mantém informação sobre a parceria no seu site.

Não é ainda claro qual o impacto que esta separação irá ter nos clientes conjuntos.

Recorde-se que a HP avançou em Novembro com a proposta de compra da 3Com, uma companhia que tem uma oferta concorrente à Cisco. A proposta já tinha sido aceite pela administração da 3Com e recebeu a 12 de Fevereiro deste ano o aval da Comissão Europeia, que considerou não existirem problemas de concorrência para o mercado. Segundo a HP o negócio deverá ser finalizado no início do segundo trimestre.