A Comdex, que completa este ano 25 de existência, fica este ano fora da agenda de eventos de tecnologia porque a organização considera urgente a redefinição do conceito e o reposicionamento da feira, que originalmente se dirigia ao mercado de PCs, face ao interesse crescente dos gestores e do público em geral pelas áreas de electrónica de consumo abrangidas por eventos como o Consumer Electronics Show.



No final dos anos 90 a feira chegou a atrair 220 mil visitantes, que nos últimos anos foram diminuindo, em favor de outros eventos. Eric Faurot da MediaLive International, responsável pela organização do evento, considera que esta paragem de um ano será fundamental para relançar a feira e recuperar o interesse de vendedores e espectadores, depois de nos últimos anos se terem adicionado cada vez mais áreas e temas à exposição, contribuindo para que esta perdesse o seu foco original, sem ganhar uma nova orientação definida, diz um comunicado de imprensa.



O responsável considera por isso, que embora a realização da feira este ano permitisse obter lucros o modelo actual não serve os interesses dos principais alvos do certame - quadros da indústria de tecnologia - pelo que a organização optou por manter as versões internacionais a decorrer normalmente, cancelando a Comdex norte americana.



Ao longo deste ano a organização espera introduzir alterações significativas começando pela criação de um novo quadro consultivo, formado por responsáveis da indústria que garantam suporte à conferência anual do evento. Foram já sondadas empresas como a Dell, Microsoft e Oracle que se mostram receptivas, garante.



Farout admite que muitos dos actuais problemas da feira tiveram a sua origem na época do boom, quando os preços por metro quadrado para marcar presença no evento dispararam para valores incomportáveis. A isto junta-se uma aposta crescente de fabricantes como a Hewlett-Packard e a Dell nos gadgets, promovidos como produtos de maior margem que os PCs e a abertura de evento a áreas consideradas de pouco interesse para os decisores do sector.



Entre os principais desafios que a organização enfrenta contam-se o sucesso crescente da CES, que no próximo ano aumenta o espaço de exposição, ganhando ainda mais dimensão e o fenómeno das feiras especializadas que nos últimos anos ganharam relevância já que se focam em determinadas áreas especificas e muito dirigidas.



A Comdex nasceu em 1979 organizada por Sheldon Adelson, nessa altura a Computer Dealers Exposition acolheu 150 expositores e 4 mil visitantes, na sua maioria atraídos pelos novos produtos da Apple, lançados durante o evento. Nos anos que se seguiram foi atraindo oradores de peso e chamando um número cada vez maior de visitantes. Bill Gates marcou presença no evento em 1983 apresentando o sistema operativo DOS, versão 2.0, contribuindo para atrair 83 mil visitantes.



Em 1995, e já com uma audiência de 210 mil visitantes, a Comdex juntamente com outros eventos de negócios foi vendida ao grupo japonês Softbank que conseguiu manter o sucesso da feira e a levou a atingir os 212 mil visitantes e 2.480 expositores em 1998.



A organização está agora a cargo da empresa MediaLive que encontrou uma marca de peso com uma imagem em crise, que começou com os problemas no sector e se agravou depois do 11 de Setembro.



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