A política espacial, investigação sobre pesquisa nuclear e particularmente o projecto ITER (Reactor experimentar termonuclear internacional) estão na agenda de uma visita de cinco dias do comissário europeu Philippe Busquin à República Popular da China. Os encontros do Comissário para a Investigação com as autoridades chinesas têm início hoje e pretendem reforçar a cooperação entre a União Europeia e aquele país em várias áreas da Ciência e Tecnologia.



Segundo o comunicado à imprensa, espera-se que durante esta visita o comissário Philippe Busquin assine um acordo com Xu Guanhua, o ministro chinês da Ciência e Tecnologia, onde se deve alinhar o seu comprometimento mútuo nesta cooperação. Neste sentido será formalmente anunciada a criação e um Grupo de Trabalho de alto nível para a cooperação espacial entre a União Europeia e a China.


"A União Europeia e a China podem beneficiar muito de uma melhor cooperação nos campos da ciência e tecnologia", afirmou em comunicado Philippe Busquin. O comissário lembrou mais uma vez que para aumentar a competitividade europeia face aos outros países é preciso alargar as parcerias nas áreas de relevo, onde se contam as biotecnologias, segurança alimentar, energia e fusão nuclear e tecnologia espacial.



A União europeia mantém um acordo de colaboração bilateral com a China desde 1999, tendo sido criado em 2001 um gabinete de promoção para a cooperação em Pequim. Os investigadores, empresas e universidades chineses gozam de privilégios no acesso aos programas quadro da Ciência e Tecnologia na Europa e em 2003 foi lançada uma linha especial de financiamento no valor de 9 milhões de euros para auxiliar a investigação e combate à Sindroma respiratória aguda (SARS).


Depois desta visita à China, o comissário Philippe Busquin vai prosseguir a sua viagem na Ásia com uma deslocação à Coreia do Sul, nos dias 12 e 13 de Abril.

Notícias Relacionadas:

2002-10-01 - Ministros da UE aprovam VI Programa Quadro de IDT