O painel “How StartUps are Using AI to Create New Businesses” realizado durante o Portugal Digital Summit focou-se nas oportunidades oferecidas pela inteligência artificial para as startups e pequenas empresas desenvolverem o seu negócio, num mercado atual cada vez mais dinâmico.
“A IA está a tornar mais fácil a vida das startups”, disse António Lucena de Faria, presidente da Startups Factory. Quando começou a sua primeira empresa em 1997, havia falta de dinheiro, de hardware, lutava contra a muita burocracia e outros problemas para abrir negócio. Agora é bem mais fácil, na sua visão, porque pode-se utilizar a IA para ajudar a segmentar os clientes. E ferramentas como o ChatGPT ou outros modelos podem dar uma grande ajuda nos diversos problemas que surgem.
A IA também pode ajudar a compor o melhor modelo de negócio. Quando se tem isso começa-se a traçar o que é preciso a seguir, um website, que também é muito fácil de criar hoje em dia em alguns segundos coma a ajuda da IA. “Agora precisa-se de tráfego, pode-se usar a IA para criar conteúdo e uma estratégia de marketing para conduzir as empresas”. Acrescenta que pode criar Google Ads para ajudar a canalizar o tráfego.
Veja na galeria imagens do Portugal Digital Summit 2024:
Apenas basta perguntar ao ChatGPT e obtém-se respostas rápidas para o que for necessário. O grande desafio é saber o quê, e como perguntar. Ou seja, é preciso saber que tipo de perguntas fazer aos modelos e quando deve fazer. Se não conseguir fazer-se essas perguntas torna-se difícil de obter boas respostas, salienta António Lucena de Faria. E conclui que conseguiu criar uma startup em 60 minutos durante uma apresentação num palco. Na sua visão, não existem desculpas para não se tentar, pelo menos. Porque senão chega-se a uma idade onde se olha para trás e se pergunta a razão não por não ter conseguido fazer.
Agora com a nova versão do modelo da Intropic é possível criar produtos com apenas algumas prompts, segundo António Lucena de Faria. Os sistemas fazem tudo pelo utilizador, desde que este saiba quais os inputs a adicionar através das prompts.
Jon Fath, CEO da Rauva, diz que criar uma startup nesta era da IA, é preciso mais empreendedores. Diz que o ser humano é criativo e que a IA não visa substituir as pessoas. Diz que é fácil começar uma empresa atualmente, muitas vezes surgem na necessidade de monetizar uma paixão. A IA trouxe maior ajuda, mas espera que a IA ajude a inovar, mas não a substituir os empreendedores.
Teresa Fiúsa, vice-presidente da Portugal Ventures diz que não existe falta de dinheiro para apoiar as startups ligadas à IA. No ano passado foram investidos 2 mil milhões de dólares e este ano, mesmo com os problemas e polémicas, ultrapassou-se os 12 mil milhões de investimento.
Atualmente é possível ter acesso a dados que no passado não existiam. Os dados precisam de ser “limpos” para serem trabalhados. Se tiver um bom projeto ou uma boa ideia para uma startup não é difícil de obter financiamento, frisou Teresa Fiúsa. Além disso, existem atualmente muitos recursos que podem ajudar as empresas a desenvolver as suas ideias. Pode utilizar a IA para contrabalançar a falta de recursos. Tem IA em saúde ou mesmo para treinos de boxe onde o saco é inteligente. Há muitas ideias a serem aplicadas que crescem com a ajuda da IA, em empresas que não têm muitos recursos.
Ainda assim, é preciso pessoas para começar um negócio, diz António Lucena de Faria. Diz que em dois anos vão começar a sair os primeiros unicórnios criados por apenas por três pessoas. E um dia pode ser possível ter um unicórnio criado por apenas uma pessoa.
É preciso perceber se um empreendedor quer fazer disso a sua vida e depois investir nos projetos, não se tratando de fazer milhões ou mil milhões, mas ter o tamanho que se adequa às suas necessidades. Aos 64 anos, António Lucena de Faria diz que abriu recentemente a sua mais recente startup.
Acompanhe a transmissão dos vários palcos do Portugal Digital Summit em direto nos dias 23 e 24 de outubro de 2024
Pode ver a agenda completa do evento no site do Portugal Digital Summit.
O SAPO TEK vai acompanhar os dois dias do Portugal Digital Summit’24, a partir do Técnico Innovation Center. Siga todas as notícias aqui, assim como a transmissão em direto do evento.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários