Fujitsu e Toshiba assinaram um memorando de entendimento que prevê a fusão das suas áreas de telefonia móvel, confirmando os rumores que circulavam no início da semana.

Segundo o acordo estabelecido, a Toshiba irá transferir o seu negócio de telemóveis para uma joint venture que surgirá em Outubro, com a Fujitsu a adquirir a maioria das acções na empresa.

Com a criação da joint venture, Fujitsu e Toshiba querem assumir uma posição de liderança no mercado japonês. "A parceria na área da telefonia móvel irá permitir à Fujitsu e à Toshiba fortalecerem as suas plataformas de desenvolvimento de terminais para o mercado japonês, permitindo-lhes criar produtos mais competitivos", referem as empresas num comunicado conjunto.

Com a assinatura do contrato final prevista para finais de Julho, o negócio deverá ser rentável no fim do primeiro ano de actividade, referiu um porta voz da Fujitsu, citado pela Bloomberg. Até Março de 2012 deverão ser comercializados um total de 7,5 milhões de telemóveis, valor 14 por cento acima do registado actualmente pelas vendas em conjunto.