O valor gasto em compras efectuadas online durante o período que antecede o Natal registou este ano mais um aumento, segundo os números avançados pelas primeiras análises relativas ao mercado norte-americano, considerado um dos mais significativos a nível mundial.

De acordo com os dados do SpendingPulse, da MasterCard, para o período entre 31 de Outubro e 24 de Dezembro, o crescimento foi de 15,4 por cento. Os números dizem respeito aos valores transaccionados com recurso à rede da empresa, que são combinados com estimativas de compras online sem cartão crédito.

Já a ComScore avança um aumento de 12 por cento face a 2009, para as compras efectuadas entre 1 de Novembro e 20 de Dezembro.

Num comunicado citado pela C|Net, o presidente da empresa de estudos de mercado, que se baseou em inquéritos aos consumidores para as estimativas, destacou ainda que na última semana antes do Natal o crescimento foi de 17 por cento face mesmo período do ano anterior. Nesse período terão sido gastos 5,5 mil milhões de dólares em compras online, o que representa um recorde, segundo Gian Fulgoni.

A empresa apresenta ainda um aumento de 28 por cento para os valores gastos durante o feriado de Acção de Graças, um aumento de 26 por cento durante a Cyber Monday e mais 61 por cento que o ano passado no dia 17 de Dezembro, em que as compras davam direito à entrega gratuita.

No que respeita aos produtos com mais sucesso, a análise da MasterCard adianta que é o vestuário quem lidera as categorias onde mais se gasta, mas os produtos electrónicos continuam também a marcar uma presença importante. Foi ainda destacado o aumento de valores dispendidos em joalharia.