De acordo com os números da ComScore, as compras online realizadas nos Estados Unidos na última sexta-feira geraram receitas de 1,20 mil milhões de dólares para os lojistas, mais 15% que no mesmo período do ano passado. O número de norte-americanos que fizeram compras online na Black Friday também bateu recordes. Foram 66 milhões, que usaram como nunca dispositivos móveis para procurar os melhores descontos.



Os dados do Adobe Digital Index 2013 registam a mesma tendência de utilização crescente da Internet para procurar descontos e comprar na Black Friday e também apontam para um maior recurso aos dispositivos móveis.




De acordo com esta análise, os norte-americanos fizeram compras online na ordem dos 3 mil milhões de dólares, entre o dia de ação de graças e a Black Friday, com esta última a render 1,9 mil milhões de dólares. Um quarto das compras realizadas online nestes dois dias terão sido feitas através de smartphones ou tablets, num crescimento de 118% face aos valores registados em 2012.



Os utilizadores do iPhone e iPad foram os que mais compraram, contribuindo com 543 milhões de dólares para a receita gerada online, no dia que dá o tiro de partida para a quadra natalícia nos Estados Unidos, uma data cada vez mais assinalada também noutras partes do mundo. Portugal é um exemplo e na última sexta-feira várias foram as lojas nacionais a oferecer descontos.




Entre o dia de ação de graças e a Black Friday, as compras registadas nos Estados Unidos, em lojas físicas e online, terão sido superiores a 12 mil milhões de dólares.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico