A feira das tecnologias, telecomunicações e imagem digital, COMTEC, arranca amanhã com algumas ausências de peso, sobretudo na área das telecomunicações e informática. O novo modelo de feira, com uma aposta mais vincada nos conteúdos e no programa paralelo de conferências, acolhe cerca de 150 expositores, número idêntico ao do ano passado para uma expectativa de cerca de 40 mil visitantes.
Entre as ausências mais notadas contam-se a Optimus, a Portugal Telecom ou a Vodafone que decidiram não renovar a aposta anual no evento, que ao longo dos anos tem sofrido algumas mutações. Depois de mais de uma década em que cada uma das áreas visadas pela COMTEC realizava mostras tecnológicas de forma autónoma, nos últimos anos a falta de disponibilidade das empresas acabou por conduzir à não realização da Expotelecom no ano 2002 e à sua junção com a Inforpor no ano seguinte.
Após a edição de 2003 a Expolider e a Certame - responsáveis pela organização das feiras - analisaram as mutações do mercado e propuseram-se a definir um novo conceito de feira que juntasse a imagem digital e espelhasse a crescente interligação entre as várias áreas das TIC.
Paula Januário, da Certame, explica que o modelo da nova feira foi definido com a colaboração de um conjunto de empresa consideradas âncora e estranha que depois disso algumas entidades tenham acabado por decidir não participar no evento. Ainda assim, a responsável sublinha o esforço feito na edição deste ano para oferecer um programa de workshops e seminários diversificado.
O principal objectivo desta iniciativa é "tentar captar para o evento um público de qualidade, enquadrado com as áreas de exposição", dando resposta a um dos aspectos mencionados em anos anteriores pelas empresas participantes que sugerem maiores esforços na captação dos seus públicos alvos, justifica a responsável.
Relativamente às ausências, Paula Januário sublinha ainda que ao longo dos últimos anos algumas das multinacionais presentes em Portugal alteraram a sua forma de estar no mercado apostando cada vez mais nas vendas através de parceiros, esses sim com representação garantida, e mostra-se satisfeita com o produto conseguido, tendo em conta que o mercado passa uma fase de alguma contenção.
Entre as presenças internacionais na feira contam-se a Pioneer, a Philips ou a Microsoft. A nível nacional têm presença confirmada a JP Sá Couto, a Primavera Software, a Porto Editora e a Mainroad, na sua maioria com eventos de apresentação de produtos marcadas para estes dias. Contactados pelo TeK sobre o assunto há alguns meses, a Microsoft e a Primavera justificaram a presença com a oportunidade de estabelecer novos contactos e mostrar os seus produtos, fazendo um balanço positivo das participações anteriores.
Aposta forte no programa paralelo de seminários
Do programa paralelo destacam-se o Seminário da Usabilidade organizado pelo Grupo Português de Profissionais de Usabilidade, em parceria com a UMIC, que terá lugar logo no dia 20, primeiro dos quatro dias de evento. No dia seguinte, dedicado à mobilidade, é a Associação Nacional de Empresas de Tecnologias de Informação e Electrónica (ANETIE), que organiza o seminário Mobilidade e Banda Larga.
Nos dias 22 e 23 os temas em discussão serão a Empresa Digital, tema do seminário agendado para sexta feira, e a Imagem e Mobilidade marcado para o último dia de feira, 23 de Outubro.
O programa de seminários foi distribuído de acordo com a temática definida para cada um dos dias: Mobilidade, Banda Larga, Empresa Digital e Imagem e Multimédia que espelha cada uma das quatro áreas representadas na feira.
Presente no evento, a Multidados terá também a responsabilidade de fazer a avaliação global do evento.
Notícias Relacionadas:
2004-05-26 - Certame apresenta imagem da COMTEC
2004-05-21 - COMTEC sucede à feira de tecnologias Inforpor/Expotelecom
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários