O Mosteiro da Penha Longa, em Sintra, recebe na próxima sexta-feira, dia 21 de Novembro, mais uma edição do Conselho para a Globalização. "O Novo Quadro Financeiro Global" e "Política Energética e o Desenvolvimento Sustentável" são os dois principais tópicos de discussão para a edição de 2008 deste encontro, que contará com a presença de várias personalidades do meio empresarial e político, como já vem sendo hábito.

No terceiro ano consecutivo em que se realiza, o evento terá a abertura do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e decorrerá sob a presidência do primeiro-ministro, José Sócrates. José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, marcará igualmente presença.

Criado e patrocinado pelo Presidente da República, em parceria com a COTEC, o Conselho para a Globalização é um fórum informal que reúne dirigentes de topo de empresas multinacionais de todo o mundo com o propósito de reflectir e partilhar a compreensão de como promover e envolver as suas empresas, outras empresas, governos, organizações não governamentais e a sociedade em geral no esforço de uma globalização plural.

Na primeira reunião do Conselho, realizada em 10 de Novembro de 2006, os membros participaram na discussão em redor de três tópicos da agenda: "A vantagem metanacional e a empresa integrada a nível global"; "Portas de acesso e barreiras à globalização"; e "Expansão dos benefícios da conectividade.

"Estratégias de entrada para o século XXI", "A inovação no mundo global" e "Private Equity: amigo ou inimigo" foram os principais temas em destaque do encontro em 2007.