Ao longo de quatro dias, de 9 a 12 de Janeiro, a feira 2003 International CES, organizada pela Consumer Electronics Association (CEA) em Las Vegas, Estados Unidos, contou com 116.687 participantes oriundos de 128 países, 2.283 expositores e mais de 300 mil metros quadrados de espaço para exposição, assim como 25 pavilhões temáticos.



Abrangendo áreas como áudio, vídeo, entretenimento doméstico, electrónica móvel ou redes domésticas, os produtos presentes nesta edição do Consumer Electronics Show (CES) tiveram em comum o facto de serem digitais, pequenos, eficientes e mais acessíveis de forma a responder às necessidades do consumidor actual.



Este ano, o principal destaque foi concedido à convergência sem fios, tendo sido demonstrados novos dispositivos equipados com tecnologia Bluetooth, Wi-Fi (802.11) e 3G. Um dos produtos que despertou mais interesse foi a Smart Object Technology (SPOT) da Microsoft, demonstrada por Bill Gates. A Zenith aproveitou para anunciar mais de 40 dispositivos digitais, incluindo um televisor de alta definição já preparado para receber cabo digital, assim como um gravador pessoal de vídeo de alta definição.



A Sirius Satellite Radio exibiu um novo sistema Kenwood de alta fidelidade para carros que também funciona como sistema móvel de vídeo, sendo capaz de receber imagem emitida por satélite e sinais de rádio. A XM e a Delphi demonstraram o novo SkyFi Radio. Por seu lado, a Archos introduziu o Video A140, um leitor de média com um disco rígido de 40 GB que reproduz e grava MP3, MPEG-4, vídeo e imagens em formato JPEG.



O sector do entretenimento doméstico esteve representado com produtos como televisores de alta definição, ecrãs de plasma ou cristais líquidos de grandes dimensões, imagem digital, produção amadora de vídeos, gravadores pessoais de vídeo, sistemas audiovisuais multicanal e de som surround, bem como áudio em formato MP3.



No que se refere à tecnologia móvel, foram demonstrados equipamentos de rádio por satélite, telemóveis, navegação por GPS (Global Positioning System), localização de veículos e dispositivos de monitorização. Outra grande tendência ficou patente pela presença de aparelhos portáteis com vista a ajudar a gerir a vida dos utilizadores, incluindo PDAs, leitores de MP3 e leitores portáteis de DVD.



Mais de uma centena de responsáveis governamentais estiveram presentes na CES para debater assuntos como direitos de autor, gestão do espectro electro-magnético e políticas de banda larga. A edição de 2004 deste evento terá lugar outra vez em Las Vegas, de 8 a 11 de Janeiro.


Notícias Relacionadas:

2003-01-10 - Primeiros SPOT da Microsoft no mercado antes do final do ano

2003-01-09 - Edição de 2003 da feira Consumer Electronics Show começa hoje

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.