No geral, as contratações no sector das tecnologias deverão aumentar 30% até 2017, revela um estudo da Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica, principalmente entre as organizações de menor dimensão.

A profissão de programador é aquela que lidera a lista das seis que serão mais procuradas, composta ainda pelas de consultor de Sistemas de Informação/Tecnologias de Informação, técnico de hardware/software, técnico de helpdesk, gestor de projeto e comercial, refere a Lusa, antecipando algumas das conclusões do estudo que será apresentado publicamente esta quarta-feira.

A análise propõe também um plano de reconversão de desempregados, aconselhando a criação de sete cursos de reconversão, que têm por base os profissionais mais necessários nesta área, sendo identificado para cada curso o tipo de profissão de origem, tendo em conta as possibilidades efetivas de reconversão e os dados estatísticos do desemprego.

Os professores de diferentes níveis de ensino, os psicólogos e os engenheiros civis foram as profissionais em destaque que, com a formação adequada, podem abraçar uma nova profissão.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico