A COTEC vai avançar com um programa de proteção de propriedade intelectual para pequenas e médias empresas. A iniciativa traz para Portugal e para a Europa o IP Management Clinic, que já está disponível em 30 países e que chega à região no âmbito de uma parceria entre a COTEC Portugal e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO).
Vão ser selecionadas entre 15 e 20 empresas em crescimento internacional para participar, entre PME, smallcaps e start-ups, com modelo de negócio estabelecido. Estas empresas terão acesso a um programa de mentoria individualizado com a duração de quatro meses, que ajudará a prepará-las para a proteção da sua propriedade intelectual.
O programa assenta em quatro momentos principais e começa por um exame aos principais ativos intangíveis, situação de proteção e estratégia de propriedade intelectual das empresas. Segue-se um processo de mentoria para a elaboração de um plano de gestão e proteção dos ativos intangíveis mais relevantes.
Ao coaching com especialistas, junta-se o acesso dos participantes a recursos e orientações que ajudem as organizações a tirar o melhor partido dos seus ativos intangíveis, no âmbito das respetivas estratégias de negócio.
“As empresas participantes terão ainda a oportunidade de ter acesso a ferramentas e recursos práticos, bem como workshops e práticas, e ainda acesso exclusivo a eventos públicos e internacionais, oportunidades de criação de redes de networking e ferramentas de apoio”, explica ainda a COTEC.
“Falta ainda fazer um longo caminho para dar a devida importância à gestão dos ativos intangíveis e direitos de propriedade industrial”, defende Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal. É “urgente preparar o tecido exportador cada vez mais internacional para uma proteção e gestão ativa dos seus principais ativos intangíveis”.
O responsável da associação empresarial para a inovação sublinha ainda que a COTEC quer “apoiar as empresas de base nacional a prepararem-se para um contexto competitivo internacional muito exigente em termos de cópia legal ou ilegal dos seus intangíveis mais valiosos e para a possibilidade de real de litigância”.
Esta iniciativa assume a forma de projeto piloto, promovido pela COTEC Portugal, em parceria com a WIPO. As candidaturas para integrar o programa já estão abertas e a participação das empresas escolhidas será gratuita. A seleção de participantes vai ter em conta o perfil das empresas, estratégia de crescimento e importância da Propriedade Industrial na sua competitividade.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários