A COTEC vai avançar com um programa de proteção de propriedade intelectual para pequenas e médias empresas. A iniciativa traz para Portugal e para a Europa o IP Management Clinic, que já está disponível em 30 países e que chega à região no âmbito de uma parceria entre a COTEC Portugal e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO).

Vão ser selecionadas entre 15 e 20 empresas em crescimento internacional para participar, entre PME, smallcaps e start-ups, com modelo de negócio estabelecido. Estas empresas terão acesso a um programa de mentoria individualizado com a duração de quatro meses, que ajudará a prepará-las para a proteção da sua propriedade intelectual.

O programa assenta em quatro momentos principais e começa por um exame aos principais ativos intangíveis, situação de proteção e estratégia de propriedade intelectual das empresas. Segue-se um processo de mentoria para a elaboração de um plano de gestão e proteção dos ativos intangíveis mais relevantes.

Ao coaching com especialistas, junta-se o acesso dos participantes a recursos e orientações que ajudem as organizações a tirar o melhor partido dos seus ativos intangíveis, no âmbito das respetivas estratégias de negócio.

“As empresas participantes terão ainda a oportunidade de ter acesso a ferramentas e recursos práticos, bem como workshops e práticas, e ainda acesso exclusivo a eventos públicos e internacionais, oportunidades de criação de redes de networking e ferramentas de apoio”, explica ainda a COTEC.

“Falta ainda fazer um longo caminho para dar a devida importância à gestão dos ativos intangíveis e direitos de propriedade industrial”, defende Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal. É “urgente preparar o tecido exportador cada vez mais internacional para uma proteção e gestão ativa dos seus principais ativos intangíveis”.
Portugal bate média europeia de pedidos de patentes com Norte em destaque
Portugal bate média europeia de pedidos de patentes com Norte em destaque
Ver artigo

O responsável da associação empresarial para a inovação sublinha ainda que a COTEC quer “apoiar as empresas de base nacional a prepararem-se para um contexto competitivo internacional muito exigente em termos de cópia legal ou ilegal dos seus intangíveis mais valiosos e para a possibilidade de real de litigância”.

Esta iniciativa assume a forma de projeto piloto, promovido pela COTEC Portugal, em parceria com a WIPO. As candidaturas para integrar o programa já estão abertas e a participação das empresas escolhidas será gratuita. A seleção de participantes vai ter em conta o perfil das empresas, estratégia de crescimento e importância da Propriedade Industrial na sua competitividade.