O Parque de Ciência e Inovação – Creative Science Park Aveiro Region (PCI) foi projetado para se desenvolver em 35 hectares, entre os municípios de Ílhavo e Aveiro. Amanhã, terça-feira, começam as atividades no edifício central e em dois laboratórios de uso partilhado, em Ílhavo.

tek PCI

No seu edifício central, o PCI vai ter a incubadora de empresas da Universidade de Aveiro, com 150 pessoas, 15 empresas transversais ao parque, a Design Factory e mais 10 atividades de coworking, bem como 20 empresas de serviços partilhados, com 40 pessoas.

Os laboratórios de uso partilhado serão ocupados por empresas cuja componente de investigação se enquadre nas temáticas das Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), Materiais, Mar, Energia e Agro-Industrial.

Nos 30 hectares da primeira fase, estarão disponíveis o laboratório de TICE, já totalmente ocupado por 17 empresas onde vão trabalhar mais 150 pessoas e o laboratório, dedicado aos materiais e ao setor agro-industrial que começará com quatro empresas e 30 pessoas.

Os laboratórios dedicados aos sectores da Energia e do Mar ficarão contíguo ao campus da Universidade de Aveiro (UA), sendo a sua inauguração realizada numa outra fase para a qual, segundo um porta-voz do Parque de Ciência e Inovação em declarações ao SAPO TEk, ainda não há uma data definida. Para já, ficam também por fazer algumas obras exteriores “não essenciais para a abertura do Parque”.

tek PCI
créditos: diario aveiro

Com um investimento total de 35 milhões de euros, o projeto teve o apoio de 15,5 milhões do programa comunitário QREN e para o reitor da UA, Manuel Assunção, trata-se de um equipamento que “vai cada vez mais criar dinâmicas que serão cruciais na atração e fixação de talentos na região de Aveiro".

Para Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), o Creative Science Park Aveiro Region e os seus espaços direcionados para a ciência, para a experimentação e para a vertente empresarial, é o “elemento que nos faltava à região, capacitador da relação com as empresas e elemento de internacionalização", disse em declarações à Lusa.

“É o único parque de ciência e tecnologia construído contiguamente com uma universidade e é também o único em que os nossos 11 municípios são investidores diretos, dispostos a investir fora dos seus limites territoriais devido à importância para a região, o que é original no país", destacou.

A inauguração do Parque de Ciência e Inovação – Creative Science Park Aveiro Region acontece amanhã, terça-feira, pelas 16h e vai contar com a presença do primeiro-ministro, António Costa.