O conhecimento acumulado com o CreativeRetail foi a base do novo produto, que será comercializado a partir de junho, mas João Vilaça, fundador e CEO da Creativesystems, acredita que o recurso ao modelo de cloud poderá democratizar a solução, permitindo que um retalhista de média ou pequena dimensão utilize os recursos.

"Qualquer loja que pretenda controlar o seu stock de forma fácil e eficiente pode usar [a CloudRetail] com um investimento mínimo e uma renda mensal", afirmou ao TeK, explicando que o modelo de pagamento já incluir o equipamento necessário.

A ideia por detrás da solução é permitir que qualquer lojista ou empresa mantenha o controle de stocks online, geridos ao nível da peça, respondendo aos desafios de fiabilidade e aumento de vendas, mas também de exigência do cliente final que quer encontrar os seus produtos preferidos na prateleira. As leitura de volume são rápidas e frequentes e garantem 99% de fiabilidade no controle de stocks.

O sistema já está a ser utilizado por grandes retalhistas a nível internacional, com 90% do negócio da Creativesystems a ser realizado fora de Portugal, mas com a abordagem baseada em cloud será possível "democratizar" e alcançar uma escala global. Para isso a Creativesystems apostou na plataforma Azure da Microsoft, que garante a fiabilidade, escalabilidade e abrangência geográfica desejada.

O preço da solução ainda não está disponível, mas João Vilaça garante que o investimento será mínimo e a renda acessível.

Atualmente a Creativesystems conta com clientes no Top 50 da moda e calçado a nível global, e entre as marcas mais conhecidas que usam o seu sistema estão a Adidas e a C&A, mas também grandes retalhistas na Rússia, Colômbia e Perú, Alemanha, Reino Unido e Japão.

Recentemente a empresa abriu escritório nos Estados Unidos e criou também um Talent Centre em Braga, aproveitando o convite da InvestBraga e a proximidade com a Universidade do Minho com recursos especializados na área de desenvolvimento de software. O objetivo é poder chegar aos 100 profissionais localizados em Braga.

Nos planos da empresa está também a possibilidade de abrir em Braga um Contact Center que tire partido dos recursos existentes na região.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.