A Equinix Portugal revelou que o seu data center de Lisboa, que dispõe de uma área de colocação superior a 5.000 m2, atingiu novos valores recorde. O maior data center do país regista agora um total de 5.000 posições interconectadas, alojando mais de 40 provedores de serviços de rede e fornecendo ligação direta a mais de 15 sistemas de cabos submarinos.

A interconexão – troca de dados de forma privada e direta entre as empresas e os seus parceiros – está a tornar-se o método ideal para as organizações operarem no mundo digital de hoje. De acordo com um estudo anual publicado pela Equinix, a largura de banda de interconexão deverá superar, em 2021, os 8.200 Terabits por segundo (Tbps), ou o equivalente a 33 Zettabytes (ZB) de troca de dados por ano, representando quase 10 vezes o crescimento projetado da Internet.

Segundo Carlos Paulino, diretor-geral da Equinix Portugal, “a Platform Equinix, composta por mais de 200 data centers, distribuídos por 52 mercados em 5 continentes, permite que as empresas em todo o mundo se conectem de forma privada e direta com os seus clientes, prestadores de serviços cloud ou outros parceiros, independentemente da sua localização geográfica”.

A partir de Lisboa, a Equinix fornece acesso direto aos principais cabos submarinos, incluindo os sistemas WACS (Sistema de Cablagem da África Ocidental), ACE (Costa Africana da Europa), Tata Global Network e Main One, entre outros, que potenciam ligações digitais rápidas, diretas e seguras entre a Europa, América e África.

“O nosso data center de Lisboa foi totalmente projetado para aumentar o volume de informações que estamos a receber de diferentes partes do mundo, mostrando-se, assim, ideal para as empresas que querem fazer uso destes recursos de uma forma eficiente e simples”, concluiu Carlos Paulino.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.