A Dell e a Oracle alargaram a parceria estabelecida entre ambas em Abril do ano passado com a assinatura de um acordo exclusivo de comercialização conjunta de produtos, que compreende a disponibilização do software Oracle Standard Edition One com os servidores PowerEdge 2600 e PowerEdge 2650 da Dell, em regime de pré-instalação ou CD, segundo o indicado em conferência de imprensa recente por Larry Ellison e Michael Dell, directores executivos da Oracle e da Dell, respectivamente.



Mediante o acordo agora estabelecido, a Dell está igualmente autorizada a revender os serviços profissionais Oracle juntamente com o software de base de dados e oferecer os seus próprios serviços de consultoria aos clientes que adquirirem os servidores.



A Oracle encontra neste recente acordo uma forma alternativa para disponibilizar o seu mais recente software de base de dados, que assim pode ser oferecido de uma forma relativamente simples e também juntar-se a pacotes de serviços para mercados como o das PMEs, enquanto a Dell considera que o negócio poderá ser um bom incentivo para o crescimento das vendas de servidores de base de dados, justificaram os dois responsáveis durante o encontro com os jornalistas, segundo o noticiado pela C|Net.



De acordo com Michael Dell, desde que as duas empresas apostaram na parceria de bundling há um ano atrás - iniciada com um acordo para a instalação de clusters nos servidores PowerEdge 2650 -, o número de máquinas Dell/Oracle instaladas entre o mercado empresarial cresceu de cerca de 15 mil para cerca de 30 mil, indicou o director executivo da fabricante.



Actualmente a Dell regista aproximadamente 500 milhões de dólares ao ano em receitas provenientes da área de servidores de base de dados, mas a parceria com a Oracle poderá fazer aumentar o valor. "Pensamos que nos próximos anos o valor possa crescer para os mil milhões de dólares de negócio para nós, em termos de hardware", afirmou Michael Dell.



O preço inicial para o mercado norte-americano do servidor PowerEdge com o sistema operativo Enterprise Linux da Red Hat e o software Oracle em CD deverá rondar os 4.100 dólares. A instalação do Oracle Standard Edition One no Linux da Red Hat só começará em fábrica no final do ano, adiantaram os responsáveis.



Notícias Relacionadas:

2003-04-03 - Dell e Oracle fortalecem aliança em clusters Linux