Depois de quase duas décadas de trabalho focado principalmente no desenvolvimento e comercialização de computadores portáteis, a Dell Computer pretende agora abandonar a designação "Computer", considerada demasiado limitativa pela administração da empresa do Texas. O pedido de alteração do nome foi já entregue à Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos pela empresa que pretende agora designar-se somente Dell Inc.



Na sua comunicação com o exterior a Dell tinha já deixado cair o termo "Computer" há algum tempo, deixando este de fazer parte do seu logótipo e mesmo da informação distribuída ao público. Na requisição entregue à SEC, a direcção da Dell explica que a mudança de nome representa a evolução da Dell de uma empresa estritamente de hardware para um fornecedor de produtos tecnológicos e serviços diversos, refere o New York Times.



A administração alega ainda que o reconhecimento da marca Dell cresceu de forma que a empresa é actualmente reconhecida apenas pelo nome Dell. "A mudança do nome para Dell Inc. alinha o nome formal da empresa com a marca", justifica ainda a requisição.



A Dell tem vindo a adoptar uma estratégia baseada no alargamento da gama de produtos, passando de um histórico centrado nos computadores pessoais e nos portáteis para a venda de servidores, produtos de armazenamento de dados, serviços e impressoras, para além de PDAs.



Outras empresas de tecnologia têm vindo a alterar a sua designação oficial de forma a linhar mudanças de estratégia. Uma delas é a Gateway, que alterou a sua designação de Gateway 2000 para apenas Gateway.


Notícias Relacionadas:

2003-03-24 - Dell lança primeiras impressoras esta semana

2002-11-08 - Dell deverá lançar primeiro PDA dentro de duas semanas

2002-09-26 - Dell entra no negócio das impressoras através de acordo com Lexmark

2002-09-12 - Dell pronta para vender PDAs de marca própria em meados de 2003