O Gores Group, uma empresa de investimento privado norte-americana, anunciou a aquisição de 51 por cento da Siemens Enterprise Communications, a divisão de telecomunicações da empresa alemã cuja facturação anual ascende aos 5,5 mil milhões de dólares. Após este negócio, a Siemens passará a deter 49 por cento da joint venture de redes e comunicações.



No total, ambas as empresas planeiam investir 175 milhões de euros na nova unidade, o que totaliza 350 milhões de euros canalizados para o crescimento da joint-venture. O valor investido não contempla, porém, custos em investigação e desenvolvimento, já que está pensado para futuras aquisições ou novas iniciativas do grupo.



Duas das empresas detidas pela Gores poderão passar a integrar este negócio, nomeadamente a SER Solutions e a Enterasys, uma empresa especializada no fabrico de componentes de redes, como routers, switches de pontos de acesso wireless 802.11.



Alec Gores, presidente do grupo de investimento, afirma em comunicado que a Gores Group "tem vindo a procurar uma oportunidade para expandir a sua presença no mercado de redes e comunicações", algo que "passa a ser possível com esta parceria com a Siemens".



Já a fabricante alemã esperava há dois anos e meio por um investimento desta natureza na sua divisão de comunicações. Os maus momentos da unidade têm sido visíveis nos últimos meses. Basta recordar que em Fevereiro deste ano a Siemens anunciou uma redução de 6,8 mil postos de trabalho nesta estrutura, 1200 dos quais despedidos na Alemanha em Abril.



Notícias Relacionadas:

2008-04-16 - Siemens despede 1200 funcionários na Alemanha