Mais de 570 mil indivíduos com idades acima dos 14 anos e residentes em Portugal Continental utilizaram a Internet para fazer o download de jogos, mostram os números do estudo Consumidor da Marktest, referentes ao ano passado.



Esta actividade é mais popular entre os jovens, principalmente entre os indivíduos com idades entre os 15 e os 17 anos. Nesta faixa etária, 29,8 por cento dos utilizadores afirma utilizar a Internet para descarregar jogos, um valor que, de acordo com a empresa de estudos de mercado, é mais do que o quadruplo da média. Cerca de 23 por cento dos utilizadores inseridos na faixa etária 18-24 anos afirmaram aceder à Web com o mesmo intuito, o que posiciona esta classe no segundo posto da tabela.



Para além da idade, uma das variantes em estudo que apresentou maiores discrepâncias de valores foi a referente à ocupação dos inquiridos. Neste segmento verificou-se que são os estudantes os que mais fazem downloads na Internet: cerca de 30,2 por cento. As restantes actividades profissionais analisadas não superaram valores percentuais acima dos 6,7 por cento.



No que diz respeito distribuição geográfica os dados recolhidos pela Marktest demonstram que, apesar de não existir grandes variações, o Sul e a Grande Lisboa assumem a liderança, com 8,6 e 8,5 por cento de respostas afirmativas. Por outro lado, o Litoral e o Interior Norte figuram nos últimos postos da tabela com 5,2 e 5,1 por cento, respectivamente.



A descarga online de jogos é prática comum entre os indivíduos pertencentes às classes superiores mais elevadas. Mesmo assim, entre estas, é o escalão médio que assume a liderança (10,1 por cento).

Notícias Relacionadas:

2006-12-26 - Downloads através do telemóvel cativam 766 mil portugueses em Outubro

2006-08-27 - Mais de 2 milhões de portugueses têm consolas de jogos em casa