Qual o futuro do iPad? Esta é a questão que muitos consumidores e analistas estarão a fazer neste momento, depois de se saber que no terceiro trimestre de 2015 a Apple vendeu 9,9 milhões de unidades dos tablets. Desde 2011 que a marca da maçã não vendia tão poucos iPad.

Os valores não contam ainda com os recém anunciados iPad Pro e iPad Mini 4, pois só chegam ao mercado em novembro. Mas os seus lançamentos ficam sob uma maior pressão, já que terão por missão não só reavivar as vendas deste segmento para a Apple, como terão de enfrentar uma concorrência cada vez mais forte.

Mas este é possivelmente o único aspeto negativo de um trimestre colossal para a Apple: receitas de 51,5 mil milhões de dólares e lucros de 11,1 mil milhões de dólares.

O iPhone é o grande motor da economia da Apple, representando dois-terços das receitas da tecnológica. Entre julho e setembro deste ano foram comercializados 48 milhões de iPhone, uma subida muito considerável face aos 39,3 milhões vendidos em igual período do ano passado.

É de salientar que os resultados financeiros da tecnológica de Cupertino apenas ‘apanharam’ uma semana de vendas dos novos iPhone 6s e iPhone 6s Plus - ainda que só no primeiro fim de semana tenham sido movimentados 13 milhões de unidades.

A Apple conseguiu ainda o seu melhor trimestre de sempre na venda de computadores Mac: foram comercializados um total de 5,7 milhões de desktops e portáteis.

Destaque ainda para o facto de os resultados da Apple na China terem subido 99%, fazendo do mercado asiático o segundo mais importante da empresa, valendo mais de 12 mil milhões de dólares em receitas.

Já são horas de revelar as vendas do Watch?
Ainda não. A Apple continua a manter o jogo fechado neste sentido, mas parece haver uma influência clara do wearable. Na secção “outros produtos” - onde a Apple contabiliza o relógio, o Apple Music, os dispositivos Beats e o iPod Touch - as receitas subiram mais de 60%, para os três mil milhões de dólares.

Numa conferência com os investidores o diretor executivo da Apple, Tim Cook, apenas disse que as vendas têm estado acima das estimativas traçadas, o que é um bom indicador para o Watch.