A Deutsche Telekom vai poder continuar a vender o iPhone bloqueado à sua rede e com um contrato de fidelização de dois anos. Esta foi a decisão do tribunal em Hamburgo que sentenciou o caso que opunha a operadora alemã à Vodafone.



A divisão germânica da T-Mobile tinha sido temporariamente proibida de vender o equipamento depois de a Vodafone a acusar de práticas monopolistas já que era a única operadora com direito de vender o iPhone na Alemanha.



Contudo, as queixas da Vodafone não foram suficientes e a Deutsche Telekom poderá continuar a vender os telemóveis como estava previsto inicialmente. O tribunal entendeu que ambas as operadoras têm peso no mercado germânico e que a T-Mobile estava autorizada a vender o iPhone por um preço máximo de 399 euros a todos os clientes dispostos a fidelizarem-se à operadora por dois anos num contracto que, no final, coloca o preço do equipamento acima dos mil euros. Não contente com a decisão, a Vodafone já anunciou que vai apresentar recurso aguardando uma nova decisão.



Mesmo assim, enquanto a ordem cautelar esteve em vigor, a Deutsche Telekom avançou com um equipamento desbloqueado que custava cerca de 999 euros. Agora que é conhecido o resultado do processo a operadora indica que os telemóveis serão retirados do mercado o mais depressa possível e devolvidos os 600 euros pagos a mais a todos os utilizadores que optaram pelo equipamento desbloqueado.



O bloqueio do telemóvel às operadoras tem gerado controvérsias em todos os países onde o iPhone já é vendido. Vários utilizadores tentam comprar o equipamento por outras vias ou optam por desbloquear o telemóvel. Contudo, nestes últimos casos os clientes perdem os direitos da garantia oferecida pela Apple.



Notícias Relacionadas:

2007-11-20 - Vodafone ameaça exclusividade da Deutsche Telekom no iPhone