Todo o negócio da Nokia associado à plataforma de desenvolvimento Qt vai passar para as mãos da Digia, uma empresa finlandesa de software e serviços, que desde o ano passado estava já responsável pela parte relacionada com o licenciamento comercial do software.

O software em causa é apresentado como "uma plataforma de desenvolvimento de código aberto", cuja possibilidade de ser usada para criação de soluções para Android, iOS e Windows 8 a nova proprietária pretende ver assegurada com a maior brevidade possível, anunciou.

Num comunicado online, a Digia não revela o montante envolvido na transação, mas afirma ter chegado a um acordo com a Nokia, que inclui a transferência da propriedade sobre o software, tecnologias e 125 colaboradores, localizados na Noruega e em Berlim.

De acordo com as estimativas avançadas, o software já terá sido usado por cerca de 450.000 programadores até aos dias de hoje, essencialmente para o desenvolvimento de software com interfaces gráficos. A Digia diz que é usado em cerca de 70 indústrias (para além do mobile), incluindo a automóvel, médica e na defesa.

A plataforma Qt tinha sido adquirida pela Nokia em 2008, quando a fabricante comprou a Trolltech, e vai voltar a mudar de mãos, como parte do plano da empresa para alienação de áreas de negócio não essenciais. De acordo com a Reuters, o montante pago pela Digia será apenas "uma fração" daquele que a fabricante de telemóveis deu pela Trolltech há quatro anos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes