
A assinatura de um protocolo entre a China e Portugal no âmbito do comércio elerónico pautou o segundo e último dia do ciclo de conferências Portugal Digital Summit.
Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI – Associação para a Economia Digital, afirmou que “a China é já um mercado de procura para os consumidores portugueses”, visto que a chinesa Ali Express é 4ª plataforma de e-commerce mais utilizada pelos portugueses.
Dizendo que a China é o mercado de comércio electrónico mais forte de todo o mundo, tendo em 2015 registado um total de vendas que ascendeu aos 975 mil milhões de dólares, o presidente da ACEPI explicou que o acordo agora assinado com a China International E-Commerce Center, o correspondente chinês da ACEPI, é o catalisador do desenvolvimento dos laços entre os dois países em matéria de eCommerce.
Este fortalecimento de relações passa pela conceção de um programa de formação e intercâmbio de profissionais e empresas, ao abrigo do qual se pretende atrair organizações chinesas para Portugal, bem como exportar negócios lusitanos para este mercado asiático.
O presidente da ACEPI afirmou que Portugal está a procurar afirmar-se como a “porta de entrada” das empresas chinesas na Europa. Ele considera que é preciso abolir as barreiras que existem neste continente ao nível do comércio electrónico transfronteiriço, como meio de estímulo da chamada “Economia Digital”.
Na agenda desta cooperação mais profunda está também a criação daquilo que Nilo Fonseca chamou de “um observatório”, um grupo de trabalho permanente que dê continuidade aos esforços que sejam feitos neste âmbito.
Por sua vez, Zhu Xiaoliang, o presidente da China International E-Commerce Center, avançou que o comércio online na China já gerou mais de 582 mil milhões de dólares e que apenas 10,8% dos bens de consumo são vendidos “fisicamente”.
Apesar de as importações e exportação na China terem caído em 2015, o comécio electrónico tem registado uma trajectória ascendente, segundo Zhu Xiaoliang, que acrescentou que este segmento criou 11 milhões de postos de trabalho durante o mesmo ano.
O representante chinês sublinhou que Pequim está empenhada no desenvolvimento de uma plataforma de cooperação ao nível da economia digital com Portugal, cimentando os vínculos comerciais entre os dois países.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários