A assinatura de um protocolo entre a China e Portugal no âmbito do comércio elerónico pautou o segundo e último dia do ciclo de conferências Portugal Digital Summit.

Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI – Associação para a Economia Digital, afirmou que “a China é já um mercado de procura para os consumidores portugueses”, visto que a chinesa Ali Express é  4ª plataforma de e-commerce mais utilizada pelos portugueses.

Dizendo que a China é o mercado de comércio electrónico mais forte de todo o mundo, tendo em 2015 registado um total de vendas que ascendeu aos 975 mil milhões de dólares, o presidente da ACEPI explicou que o acordo agora assinado com a China International E-Commerce Center, o correspondente chinês da ACEPI, é o catalisador do desenvolvimento dos laços entre os dois países em matéria de eCommerce.

Este fortalecimento de relações passa pela conceção de um programa de formação e intercâmbio de profissionais e empresas, ao abrigo do qual se pretende atrair organizações chinesas para Portugal, bem como exportar negócios lusitanos para este mercado asiático.

O presidente da ACEPI afirmou que Portugal está a procurar afirmar-se como a “porta de entrada” das empresas chinesas na Europa. Ele considera que é preciso abolir as barreiras que existem neste continente ao nível do comércio electrónico transfronteiriço, como meio de estímulo da chamada “Economia Digital”.

Na agenda desta cooperação mais profunda está também a criação daquilo que Nilo Fonseca chamou de “um observatório”, um grupo de trabalho permanente que dê continuidade aos esforços que sejam feitos neste âmbito.

Por sua vez, Zhu Xiaoliang, o presidente da China International E-Commerce Center, avançou que o comércio online na China já gerou mais de 582 mil milhões de dólares e que apenas 10,8% dos bens de consumo são vendidos “fisicamente”.

Apesar de as importações e exportação na China terem caído em 2015, o comécio electrónico tem registado uma trajectória ascendente, segundo Zhu Xiaoliang, que acrescentou que este segmento criou 11 milhões de postos de trabalho durante o mesmo ano.

O representante chinês sublinhou que Pequim está empenhada no desenvolvimento de uma plataforma de cooperação ao nível da economia digital com Portugal, cimentando os vínculos comerciais entre os dois países.