Em comunicado de imprensa, a PeopleSoft diz ter sido informada ontem à noite pelo Departamento de justiça norte-americano (DOJ) que a equipa da Divisão Antitrust da mesma entidade recomendou o bloqueio da proposta de aquisição hostil da empresa lançada pela Oracle.



A decisão final caberá contudo ao chefe do departamento, R. Hewitt Pate, que, segundo informação adiantada à PeopleSoft, será conhecida até ao próximo dia 2 de Março.



A recomendação do pessoal do DOJ contra a fusão revelada ontem é a última novidade numa batalha de tentativa de aquisição hostil que já dura há oito meses. A primeira proposta de aquisição da Oracle à PeopleSoft surgiu em Junho de 2003 e avaliava a empresa em 6,3 mil milhões de dólares. O valor subiu depois para os 7,5 mil milhões de dólares quando a PeopleSoft adquiriu a rival J.D. Edwards, no mês seguinte.



Na semana passada a Oracle aumentou a oferta para os 9,4 mil milhões em dinheiro, proposta essa que foi mais uma vez recusada pelo conselho de administração da PeopleSoft, que em comunicado afirmava ter "melhores planos" para os seus accionistas.



Em reacção à opinião manifestada pelos advogados do DOJ, a Oracle diz acreditar que a fusão irá eventualmente passar, embora não confirme se pretende levar o caso à barra do tribunal se o parecer for desfavorável.



James Rill, advogado da Oracle, em declarações à Reuters, afirmou que o DOJ irá olhar além da recomendação do seu pessoal ao avaliar a fusão proposta antes de se pronunciar. "Muitas vezes", diz, "as deliberações do departamento acabam por ser contrárias às recomendações", lembrando de seguida que o processo ainda não está terminado.



Além de aguardar os pareceres das entidades reguladoras - tanto nos Estados Unidos como na Europa - a Oracle terá que esperar pela reunião anual da PeopleSoft, marcada para o próximo dia 25 de Março, para tentar convencer os accionistas da empresa a elegerem o conjunto de cinco directores que escolheu para substituir os actuais e assim controlar o conselho de administração da empresa.



Notícias Relacionadas:

2004-02-09 - PeopleSoft recusa proposta de 9,4 mil milhões de dólares da Oracle

2004-02-05 - Oracle volta a reforçar proposta de compra da PeopleSoft

2004-01-12 - CE adia novamente decisão sobre proposta de aquisição da Oracle à PeopleSoft