Está a ser construído no Dubai um empreendimento de luxo, um centro comercial inserido na zona portuária Dubai Creek Harbour que promete ser o “benchmark” para os shoppings no futuro. Na verdade, o espaço é uma espécie de “best of” dos melhores destinos de compras do mundo e ambiciona ser o maior espaço de retalho e entretenimento concebido até agora.

O conceito mistura elementos de espaços abertos ao ar livre, com o melhor dos interiores dos edifícios. A área comercial chama-se Dubai Square e tem 750 mil metros quadrados, o equivalente a 100 estádios de futebol. A construção tem um orçamento previsto de 1,75 mil milhões de euros e deverá ser concluído em 2020, a tempo de ser inaugurado na World Expo 2020.

Sendo um empreendimento que promete ser de luxo, a tecnologia não poderia ficar de fora e oferece aos seus clientes a possibilidade de fazer compras através de aplicações para smartphones, desktop ou o “old school” dirigir-se ao balcão. Haverá um foco para pagamentos rápidos através do smartphone, sistemas para utilizar os códigos de barras dos produtos e até tecnologia de identificação através de frequências de rádio, já para não mencionar o sistema de levantamento de encomendas com drones. Basicamente a tecnologia ajuda as pessoas a não perderem tempo em filas para pagamentos e até podem obter informações sem a necessidade de esperarem por um funcionário e dessa forma voltarem às compras noutro local rapidamente.

O rés-do-chão do centro será utilizado como uma arena de eventos, com planos de projeção 3D, para servir concertos, peças de teatro e diversas atividades com celebridades. No primeiro andar terá um esquema de quatro corredores, em que as lojas estão equipadas com cabines de experimentação inteligentes, com espelhos interativos.

A zona de restaurantes, localizada no primeiro andar, pretende misturar o luxo das cozinhas francesas, de fusão, vegan, onde não faltará uma avenida com estações onde se cozinha ao vivo, misturadas com vendedores de rua e mercados orgânicos. O centro comercial vai ter uma Chinatown no seu interior – tecnologia e comida de rua oriental, há algo mais próximo de Blade Runner?

Se for daquelas pessoas que é “arrastado” para as compras pela “cara-metade” não vai querer perder o segundo andar. Aqui é onde estão as atrações especiais, desde o complexo de cineplex, um parque aquático, uma área desportiva e uma “aventura no gelo”. Há também um supermercado com ligação à zona do metropolitano, caso necessite de fazer compras sem levar carro.

Veja as imagens da galeria e o vídeo conceptual para compreender a magnitude do empreendimento.