O eBay está a ser processado pela violação de patentes relativas a tecnologia usada no sistema de pagamentos PayPal, propriedade da empresa e usado no site de leilões (entre outros). A indemnização pedida por danos é de 3,8 mil milhões de dólares - cerca de 2,98 mil milhões de euros.

A queixa foi intentada pela XPRT Ventures LCC, que reclama terem sido integrados no sistema de pagamento conceitos e ideias que tinham sido reveladas a responsáveis do eBay, com o objectivo de vendê-las à empresa.

A notícia é avançada por vários meios de comunicação internacionais, mas a interpretação dos factos nem sempre é coincidente.
Alegadamente, um especialista da XPRT terá apresentado as vantagens de uma tecnologia de pagamentos online ao eBay, em 2001. As ideias terão sido depois adaptadas e integradas no PayPal, quando este foi comprado pelo site de leilões, e incluídas num pedido de licenciamento de patentes em seu nome - enquanto estavam ainda pendentes os pedidos de licenciamento da XPRT.

Em causa estarão seis patentes da XPRT, incluídas no registo, a favor do PayPal, com o nome de "Method and System to Automate Payment for a Commerce Transaction" (métodos e sistemas de pagamento automático de uma transacção comercial).

Segundo a PC World, o site é acusado não só de ter integrado a tecnologia nos sistemas de pagamento que registou, como de se aproveitar de informação privilegiada para tomar a decisão de comprar o PayPal.

No processo, que deu entrada no tribunal do Distrito de a Delaware, são demandadas não só a eBay, mas também as suas subsidiárias PayPal, BillMeLater, Shopping.com e StubHub.

Um porta-voz da empresa disse, à C|Net, que a queixa estava a ser analisada e que estavam convencidos de que esta não tinha qualquer crédito e que iriam defender-se "vigorosamente".