É um ecossistema integrado e que traz vantagens para os dois lados: o eBay é um dos maiores mercados online de todo o mundo e tem um sistema próprio para processar os pagamentos pela Internet. Por consequência o PayPal é um dos maiores serviços de pagamentos online.



Mas o mercado está a mudar. Estão a surgir cada vez mais concorrentes e que estão a explorar sobretudo os pagamentos digitais em dispositivos móveis. Um dos melhores exemplos é a Square, mas também a Amazon lançou recentemente um equipamento específico para esta tarefa.



De acordo com o The Information, o eBay está a ponderar dar alguma independência ao PayPal, tornando-a numa empresa separada e que terá uma entidade própria. Este será um passo importante para que consiga combater de forma mais eficaz e direcionada o crescimento da concorrência.



O eBay está convencido de que com o spin-off do PayPal, mais pessoas estarão abertas a usar o serviço – estima-se que atualmente sejam 150 milhões os utilizadores em todo o mundo.



Ainda que esta não seja uma análise que esteja a ser veículada na imprensa internacional, é também fácil de chegar à conclusão que o eBay poderia conseguir mais dinheiro com uma hipotética venda do PayPal se o serviço operar de forma independente – empresas como o Facebook e a Apple estão a estudar formas de entrarem nos pagamentos eletrónicos.



A acontecer, a divisão das empresas deverá ter lugar no início de 2015 e os potenciais candidatos a diretores executivos da nova empresa já terão sido desafiados a preparem a estratégia que a nova entidade deve seguir.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico