A EDP quer vender os últimos activos não estratégicos que detém na Sonaecom. Numa nota interna do grupo, Nuno Alves, administrador financeiro da Energias de Portugal, refere que "a fase de desinvestimentos pode considerar-se praticamente concluída, faltando vender os 8 por cento do capital da Sonaecom, metade da posição inicial", cita o Diário Económico.
Caso venda a sua quota, a EDP pode encaixar 73 milhões de euros, embora os analistas de mercado considerem que esta seria uma estratégia "negativa". O Diário Económico refere ainda que o objectivo da companhia será "o plano de negócios para o período de 2007-2010, durante o qual a EDP prevê encaixar 800 milhões de euros".
Em Dezembro de 2006, a EDP já havia colocado à venda 7 por cento da sua participação na Sonaecom. Contudo, desde então, a cotação da empresa de telecomunicações na bolsa tem vindo a ser penalizada. No ano passado, perdeu 34,26 por cento enquanto que em 2008 a perda já é de 25 por cento. O resultado agora é que os oito por cento da EDP valem pouco mais de 73 milhões de euros, quase metade do valor que a quota tinha há dois anos (147 milhões de euros).
O objectivo da EDP, actualmente, é concentrar-se apenas no sector eléctrico, um argumento que serviu para justificar também a alienação das participações na Redes Energéticas Nacionais, na espanhola Telecable, na Oni e em alguns activos imobiliários.
Notícias Relacionadas:
2006-11-10 - EDP vende Oni à Win Reason por 160 milhões de euros
2006-10-10 - EDP pode concluir venda da ONI antes da data prevista
Em destaque
-
Multimédia
Osmo Action 6 é a primeira câmara de ação da DJI com abertura variável -
Site do dia
Como saber se tem cobertura de fibra, rede fixa e móvel na sua zona? -
App do dia
Quer recriar o charme da fotografia vintage? Experimente os filtros e efeitos da Vintify -
How to TEK
É mais fácil convidar amigos para um grupo do WhatsApp. Saiba como fazer
Comentários