Entre 2003 e 2005 a utilização das tecnologias de informação entre as empresas espanholas registou melhorias significativas, com o aumento de alguns dos principais indicadores, mostra um estudo da Red.es. Entre os números apurados destaca-se o facto de 97,4 por cento das empresas com mais de 10 funcionários possuir um PC, enquanto 90 por cento afirma ter uma ligação à Internet e no sector privado essa ligação ser principalmente de banda larga.

O estudo do observatório das telecomunicações e da sociedade da informação indica que o uso da Internet nas empresas está principalmente relacionado com a gestão de operações bancárias e financeiras, um recurso utilizado por 90 por cento das empresas, mas também com a relação com a administração pública e formação laboral, presentes nas respostas de 61,5 e 32,7 por cento das empresas.

Só metade dos inquiridos possui uma página na Internet e o número de empresas com rede local é também mais baixo, só 60 por cento, um valor que ainda é mais reduzido quando consideradas as redes sem fios, utilizadas por apenas 10 por cento dos inquiridos.

Em termos de segurança 96 por cento das empresas garantiram utilizar um sistema antivírus, o que não impediu que 27 por cento tenha sido afectadas por um problema de segurança durante o ano de 2005, indica ainda o relatório.

Notícias Relacionadas:
2006-07-04 - PMEs europeias querem intervir na definição da nova política para as TIC

2005-02-18 - Utilização de Serviços públicos electrónicos aumenta junto de empresas e particulares