Da responsabilidade da PHC, a análise quis saber se as empresas portuguesas são “Empresas Darwin”, ou seja, que se informam, atualizam e adaptam às constantes mudanças na realidade e se, para isso, encaram o software de gestão como uma ferramenta vital.

Os dados do estudo mostram que mais de 80% das empresas inquiridas estão devidamente informadas sobre as alterações fiscais que vão entrar em vigor durante este ano.

Estas organizações consideram a atualização do software de gestão junto do seu fornecedor como a opção mais indicada para assegurem a conformidade com o novo enquadramento legal.

De acordo com a análise da PHC, 96% das empresas conhecia antecipadamente as alterações legais que passaram a vigorar em janeiro deste ano, com 91% das 302 inquiridas a considerarem ter tido o tempo necessário para prepararem as suas plataformas para a nova realidade.

Questionadas sobre a possibilidade de escalonamento das soluções de software de gestão aquando das atualizações de plataformas, 42% diz ter aproveitado o momento para adicionar módulos e funcionalidades.

A análise, realizada durante o mês de abril deste ano, mostra ainda que as empresas estão bem informadas sobre as alterações fiscais que entram em vigor a 1 de julho (84%), com apenas 16% a mostrar-se pouco atualizada nesta matéria.

De entre as empresas que confirmaram serem conhecedoras das novas regras fiscais, a grande maioria indicou que irá garantir o cumprimento das mesmas através da atualização do software que possui junto dos implementadores ou fornecedores de software.

As empresas dos setores dos Transportes, Agricultura, Indústria e Engenharia são aquelas que admitem recorrer em primeiro lugar à atualização do software que possuem, para se adequarem às novas regras fiscais. As empresas de Construção e da Saúde são as que menos recorrem a esta opção.

[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.