Os pedidos de patentes a nível mundial são liderados pelas empresas do ramo tecnológico, segundo dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO). A guerra de patentes que tem sido travada por algumas das gigantes mundiais comprova a tendência.

A área das tecnologias da computação foi responsável pelo maior número de ideias e conceitos patenteados ao longo dos últimos anos, com mais de 120 mil pedidos anuais. Mas como refere a WIPO, o registo de design industrial também cresceu cerca de 13% entre 2009 e 2010, e 16% entre 2010 e 2011.

A área das comunicações digitais foi uma das que também mais evoluiu entre 2006 e 2010, ao crescer mais de 8% para os cerca de 70 mil pedidos de patenteamento anuais. Do lado oposto está a indústria farmacêutica que tem vindo a diminuir o número de registos.

Em 2011 a marca dos dois milhões de patentes registadas foi ultrapassada pela primeira vez, muito por causa da China que conseguiu fazer mais pedidos de patentes do que qualquer outro país no mundo - 526 mil. O escritório chinês para submissão de patentes teve um crescimento de 22% em patentes registadas entre 2008 e 2011. A seguir à China aparecem os EUA e o Japão como principais motores do patenteamento mundial.

Estes são alguns dos dados que foram revelados no relatório World Intellectual Property Indicators 2012.

Na opinião do diretor executivo da WIPO, Francis Gurry, o crescimento dos pedidos e registos de patentes mostra que mesmo numa altura complicada da economia mundial, as empresas não deixam de apostar na inovação para tentar inverter a crise financeira.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.