A Nokia Networks, divisão de infra-estrutura da fabricante finlandesa de telemóveis, vai encerrar uma série de centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e, em consequência, cortar 550 postos de trabalho, no sentido de melhorar a sua eficiência e reduzir custos. As acções planeadas abrangem o despedimento de funcionários nos Estados Unidos, Reino Unido, Finlândia e Suécia.

Para tal, a divisão da Nokia está a iniciar os processos necessários de consulta e negociação nos respectivos países. Espera-se que alguns dos empregados possam ser realocados para outras posições no seio da estrutura organizacional da fabricante. A Nokia Networks pretende centralizar as suas actividades de acesso à banda larga mediante a transferência de mão-de-obra da sua fábrica em Santa Rosa, na Califórnia para as suas instalações especializadas em banda larga localizadas em Espoo, na Finlândia.

Este processo de consolidação irá resultar eventualmente no encerramento da fábrica de Santa Rosa. Ao mesmo tempo, a divisão de infra-estrutura da
companhia irá aumentar a centralização do trabalho relacionado com o acesso por banda larga na Finlândia, assim como transferir algumas posições das suas instalações em Mountain View, aumentando em simultâneo as parcerias na realização de testes e na Investigação e Desenvolvimento em banda larga.

A unidade da Nokia pretende ainda encerrar a sua pequena estação base de I&D em Kista, na Suécia, e reduzir o número de empregados no seu centro de I&D no Reino Unido, devido a uma redução necessária do trabalho de investigação em hardware. Será também considerado o encerramento de uma pequena unidade de planeamento e aquisição de material no Reino Unido, tendo em conta que está planeado que a sua mão-de-obra seja transferida para centros de maiores dimensões. Para além disso, a Nokia Networks irá descontinuar alguns programas de forma a equilibrar os esforços de I&D com a situação e as necessidades actuais de negócio.

Notícias Relacionadas:
2001-10-02 - Nokia
junta subsidiárias e despede funcionários na Finlândia

2001-03-27 - Nova
vaga de despedimentos nas fabricantes de telemóveis

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.