Linwei Ding, pseudónimo de Leon Ding, 38 anos, foi detido ontem em Newark, Califórnia (oeste), indicou o responsável em comunicado.

"O Departamento de Justiça não vai tolerar o roubo de inteligência artificial e de outras tecnologias avançadas que possam pôr em causa a nossa segurança nacional", declarou o procurador-geral dos Estados Unidos citado no comunicado.

E acrescentou: "Afirmamos que o arguido roubou segredos comerciais da Google relacionados com a inteligência artificial enquanto trabalhava secretamente para duas empresas sediadas na China. Protegeremos vigorosamente as tecnologias sensíveis desenvolvidas na América para evitar que caiam nas mãos erradas".

De acordo com a acusação, emitida na terça-feira e divulgada ontem, o suspeito está a ser processado por ter descarregado clandestinamente, a partir de maio de 2022, mais de 500 ficheiros relacionados com a investigação da Google sobre inteligência artificial.

O suspeito fora contratado pela empresa americana em 2019. É acusado de quatro crimes de roubo de segredos industriais, cada um com uma pena máxima de 10 anos de prisão e uma multa de 250.000 dólares.