A Sony anunciou um ambicioso plano para tornar a empresa japonesa mais amiga do ambiente e reduzir ao mínimo a pegada ecológica resultante da sua da sua actividade.


Para o consumidor, a meta a registar no conjunto de pontos fixados é o objectivo de colocar progressivamente no mercado produtos menos consumidores de energia. Até 2016, altura em que a Sony pretende concretizar a primeira fase do plano pensado a 40 anos, todos os equipamentos da fabricante deverão ter reduzido em 30 por cento o consumo energético, face aos valores actuais.


Na mesma altura, a empresa também quer já ter diminuído o desperdício resultante da actividade em 50 por cento, bem como o uso de água nas instalações em 30 por cento e as emissões de carbono em 14 por cento.
A reciclagem também está no topo das prioridades da Sony, que fixou como meta atingir uma taxa de utilização de materiais reciclados na ordem dos 99 por cento.


Mostrar uma actividade ambientalmente responsável tornou-se uma preocupação de todas as grandes empresas, quase sem excepção. Mais ou menos ambiciosos, ao longo dos últimos anos as principais tecnológicas têm detalhado os seus objectivos ecológicos, que combinam normalmente as duas vertentes também abrangidas pelo plano da Sony: eficiência energética dos produtos entregues ao cliente e transformações a nível interno.


Na relação com o cliente a HP, por exemplo, faz uma forte aposta na reciclagem de toners. Ainda recentemente a empresa revelou que no âmbito do programa mundial HP Planet Partner já reciclou 197 milhões de tinteiros e toners. Só em tinteiros Inkjet e LaserJet a empresa afirma já ter reciclado 90 milhões de quilos, um peso superior aos de 200 aviões Boeing 747.


Em 2010 a empresa tem como meta recuperar mais meio bilião de quilos de tinteiros e toners em processo de reciclagem, de acordo com um comunicado á imprensa.