Os cibernautas espanhóis são os que mais trocam, pela Internet, ficheiros através de redes peer-to-peer (P2P) em toda a União Europeia, revela um estudo recente divulgado pelo site IBLNews.
De entre os ficheiros que mais se trocam, destacam-se os de música. "Na maioria dos casos estas trocas realizam-se forma ilegal, o que pode repercutir-se negativamente no negócio das companhias discográficas", revela o mesmo relatório elaborado pela operadora espanhola de telecomunicações Telefónica.
De entre as conclusões do estudo, de nome "A Sociedade de Informação em Espanha 2003", destaca-se o facto de uma em cada quatro ligações à Internet em Espanha serem de banda larga, maioritariamente através de ADSL, prefazendo um total de 1,6 milhões de ligações deste tipo.
Estes números colocam a Espanha na primeira posição, em termos da União Europeia, no que diz respeito à percentagem deste tipo de ligações à Internet, com 25 por cento – quase o dobro da média europeia. Em segundo, com 13 por cento surgem França e Alemanha, que, em termos absolutos, possuem mais ligações ADSL.
Apesar do bom desempenho do ADSL no país vizinho, a penetração da Internet em Espanha é de apenas 25 por cento - ou 9,6 milhões de internautas com mais de 14 anos - enquanto a média europeia ronda os 42 por cento.
Notícias Relacionadas:
2003-07-21 - Empresas espanholas denunciam internautas por partilha de ficheiros P2P
2003-06-02 - Número de europeus com ligações de banda larga à Internet cresce 136%
2003-02-12 - CE solicita a Estados-Membros que apresentem estratégia para banda larga
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários