A Comissão Europeia publicou novos números relativos ao investimento europeu em investigação e desenvolvimento que revelam uma tendência preocupante de quebra da taxa de crescimento. As "Key figures 2005 for science, technology and innovation" revelam que a taxa de crescimento do investimento em Investigação e Desenvolvimento relativamente à percentagem do PIB tem vindo a diminuir desde 2000, sendo actualmente próximo do zero.



Um comunicado do órgão executivo da União Europeia alerta para o facto da Europa estar a caminhar para falhar o seu objectivo de aumentar o investimento em I&D de 1,9 para 3 por cento até 2010. Desta forma será ameaçado o desenvolvimento de uma economia europeia baseada no conhecimento.



De acordo com os números de 2005 a área de I&D está praticamente estagnada desde 2000, revelando um crescimento de 0,2 por cento entre 2002 e 2003 no investimento em relação ao PIB. O relatório relembra que o investimento em I&D é muito mais reduzido na Europa do que nos Estados Unidos e Japão, que dedicaram a esta área 2,59 e 3,15 por cento do PIB em 2003, respectivamente. A UE corre o risco de ser ultrapassada também pela China, que tem vindo a aumentar continuamente os seus gastos em I&D e atingiu os 1,31 por cento em 2003.



A principal razão do abrandamento na área de Investigação e Desenvolvimento é a redução do investimento das empresas, que desde 2002 têm dedicado cada vez menos fundos ao I&D. Se a tendência não for alterada não é possível que até 2010 dois terços dos gastos em I&D provenham do sector privado, como era previsto.



No conjunto o retrato é muito pouco positivo, tornando a Europa um espaço menos atractivo para a investigação e consequentemente causando um impacto desfavorável na economia. Recorde-se que um estudo recente mostrou uma ligação entre o investimento em I&D e a produtividade e o crescimento económico.

Notícias Relacionadas:

2005-06-01 - Banda larga no centro da iniciativa i2010 adoptada hoje pela CE

2004-11-30 - Portugal mantém resultados fracos no Índice Europeu de Inovação

2003-03-14 - Comissão Europeia apela a Estados-membros para renovarem políticas de inovação