Lisboa recebe ao longo do dia de hoje uma seminário europeu sobre inovação na Europa que discute a Estratégia de Lisboa por vários representantes da União Europeia. O encontro é conduzido pelo Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, pelo Primeiro ministro José Sócrates e pelo ministro finlandês do comércio e indústria Mauri Pekkarinen.



No encontro "pretendemos que os Estados-membros partilhem os seus êxitos. Queremos eliminar o fosso que separa os responsáveis políticos das empresas e da tecnologia", diz o presidente da Comissão Europeia citado pelo Público.



Procura-se com a iniciativa partilhar experiências e dinamizar trabalho nos países menos activos e fazer passar os objectivos da Estratégia de Lisboa da teoria à prática e elevar o estatuto da Europa enquanto zona de inovação.



Portugal está entre os países promotores das oito boas práticas a apresentar neste evento que precede a apresentação do primeiro relatório anual de acompanhamento da implementação da Estratégia de Lisboa, a apresentar na próxima primavera.



Os exemplos portugueses a partilhar com os coordenadores nacionais da Estratégia de Lisboa são a Empresa na Hora e o Instituto de I&D Portugal/Espanha, que se juntam a casos da Dinamarca, Inglaterra, França, Holanda e Áustria.



Portugal apresenta até ao próximo dia 15 de Outubro o seu primeiro relatório de avaliação para a Estratégia de Lisboa.



Pouco menos de duas semanas antes recebe o encontro europeu que procura dinamizar a implementação destas metas definidas por cada um dos países da UE com o objectivo de criar condições para crescer e ter melhor emprego. O encontro europeu realiza-se pela primeira vez fora de Bruxelas.



Notícias Relacionadas:

2005-04-08 - Portugueses pessimistas quanto a cumprimento dos objectivos da Agenda de Lisboa