A procura de projectos ecológicos deverá aumentar até ao final de 2009, apesar da crise. A análise é da consultora Datamonitor.


Embora os gastos com tecnologias tenham sofrido reduções devido à crise económica actual, a maioria das empresas vai manter como prioritários os seus projectos de TI verde. Uma análise da Gartner, em Dezembro de 2008, adivinhava a mesma tendência.


A preocupação com o ambiente pode nem ser a motivação principal, mas a poupança que advém da eficência energética e economia de gastos podem tornar esta área apelativa para as empresas, mesmo de um ponto de vista económico.


De acordo com os dados apresentados pela Datamonitor, mesmo que os orçamentos na área da tecnologia se mantenham limitados no segundo semestre de 2009, deve verificar-se um aumento na procura de projectos relacionados com as TI verdes.


Segundo os analistas da consultora, o despertar para o investimento em projectos com maior consciência ambiental estará associado ao facto de os directores executivos de empresas na área das novas tecnologias se começarem a aperceber que a necessidade de reduzir custos e a adopção de soluções "verdes" não se excluem entre si, estando antes, muitas vezes, associados.


A maior parte dos actuais investimentos em TI verdes ainda se devem a obrigações legais ou metas para redução de custos, atesta este estudo.