(Atualizada) A tomada de posição estava marcado para 14 de fevereiro, mas acabou por acontecer antes, com a Comissão Europeia a anunciar ontem a aprovação para a compra da Motorola pela Google.

Com o fim das objeções por parte do regulador europeu e a autorização por parte dos Estados Unidos, fica apenas a faltar aa aprovação dos reguladores chinês, israelita e em Taiwan, para que gigante das pesquisas possa concluir o negócio no valor de 12,5 mil milhões de dólares.

A imprensa internacional afirma ser expectável que as autoridades norte-americanas tomem uma decisão ainda esta semana. A posição da China deverá ser comunicada a 20 de março, acrescenta a Reuters, que não arrisca datas para os restantes territórios envolvidos.

A aquisição da Motorola Mobility reveste-se de especial importância para a responsável pelo sistema operativo Android, que desta forma assegura uma espécie de "escudo" a seu favor contra eventuais processos contra a principal rival, a Apple.

Ciente disso, a Comissão não deixou de assinalar que, embora a compra seja aprovada sem reservas, iria continuar a monitorizar a forma como a empresa vai tirar partido das patentes, para evitar abusos e assegurar que não são violadas as regras que protegem a concorrência.

Tal preocupação não constitui, porém, motivo para impedir a concretização do negócio, com o regulador a concluir que este não deverá "influenciar de forma significativa" o mercado de sistemas operativos e patentes para equipamentos móveis.

"Aprovámos a aquisição porque, após um exame cuidado, verificámos que a transação, em si, não levanta problemas de concorrência", afirmou o comissário responsável pela área, Joaquin Almunia, citado num comunicado oficial.

"Poderemos vir a ser obrigados a abrir algumas investigações, de futuro, mas isso não é razão suficiente para impedir a fusão. Mas ficaremos vigilantes", alertou.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada para referir a aprovação do negócio pelas autoridades norte-americanas, entretanto anunciada.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes